Refúgio
Qual é a proposta?
Apresentar o olhar mais humano e sensível da Comunicação. Buscamos aprender mais sobre a situação de refúgio e pensar em formas de nos envolvermos positivamente.
Como é desenvolvido o projeto?
O Ncep possui uma parceria com o programa Português Brasileiro para Migração Humanitária - PBMIH. O projeto acontece aos sábados e é aberto para todos os alunos do PBMIH que se interessarem em participar de nossas oficinas.
O que já foi alcançado?
Em 2018, o Ncep contribuiu com o PBMIH para o caderno de ensaios número #7 da Revista TOM, com o título: Andanças: Travessias da Migração e do Refúgio. Dentro das Errâncias Afetivas, o Ncep ficou responsável pelas Receitas de Família, que vão da página 125 até a 142. Foram realizadas 4 entrevistas e delas saíram histórias que envolvem comida, lembranças, empatia, amor e muito aprendizado.
Em 2019, nossa parceria foi para a realização de oficinas de fotografia. O objetivo das oficinas era apresentar um novo olhar para a fotografia usando a contação de histórias. Cada foto carrega um sentido para o fotógrafo e isso pode ser retratado várias formas, seja em uma sequência de fotos que só fazem sentido juntas, ou também uma foto só que tem uma representação muito grande para quem a tirou e para quem a vê. Pensar em educomunicação para os mais diversos grupos é sempre desafiador, mas o núcleo tenta sempre planejar e estudar cada oficina e cada grupo como algo novo a se aprender sempre.
Quais são os atuais objetivos?
Continuar encontrando formas de unir a Comunicação com as aulas realizadas pelo PBMIH. Sabemos que há muito a ser explorado e a Comunicação é um campo muito aberto e cheio de conhecimento e ferramentas úteis para serem utilizadas. Mas ainda estamos em fase de estudos e de explorar mais o nosso envolvimento com esse grupo para conseguirmos evidenciar cada vez mais a importância de nosso trabalho e olharmos de uma forma que possa contribuir mais com eles também.
Quem são os
integrantes atuais?
Gabrielle Marina e Mariana Pallú.
Quais integrantes já passaram por esse projeto?
Jackeline, Jéssica Skroch, Mariah Eduarda, Milena Aíssa, Rafaela Rasera, Raquel Gomes e Tayane Melo.