Como vai, Hebert?
O Projeto de Rádio na Escola Estadual Hebert de Souza, localizada em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, já dura 4 anos e é um dos projetos de maior sucesso do NCEP.
A Rádio Escola, nomeada pelos alunos de Rádio Geração Z, iniciou em 2012 e tem como ideia ser uma rádio feita e voltada para os alunos, com propostas de informações locais e entretenimento.
Após um ano em funcionamento, em 2013 a rádio foi encerrada, mas retornou em 2014 e se mantem ativa até hoje. Uma das responsáveis pelo projeto, Thays Cristine, conta que o ano de 2015 foi, devido a greve dos professores, um dos mais difíceis para o projeto.
Apesar disso, neste ano, já pode-se observar que dia a dia, os alunos ficam mais independentes e entendem mais sobre o processo de produção e execução da Rádio Escola.
Alguns dos gêneros apresentados ao alunos e então desenvolvidos por eles foram rádionovela, gêneros e formatos radialísticos, além de oficinas não necessariamente ligadas à rádio, mas que possam formar e colaborar para o conhecimento deles, como por exemplo, como gerenciar redes sociais.
O projeto, por já acontecer a bastante tempo, conseguiu criar um vínculo bastante forte entre o NCEP e os alunos do Hebert e projetos futuros já estão encaminhando, como por exemplo viagem com os alunos ao Museu da Imagem e do Som e realizarem um evento no colégio.
A Thays, conta: "Podemos perceber que os alunos ficam muito empolgados com as oficinas, e a rádio vem acontecendo todos os dias durante o intervalo", de modo que tanto NCEP quando alunos estão em sintonia para fazer e continuar a acontecer.