[Migrashow] NCEP participa da produção da sétima edição da Tom Caderno de Ensaios
Os ncepers participantes do Migrashow tiveram a oportunidade de conhecer imigrantes e refugiados e contribuir para a Tom Caderno de Ensaios que em sua sétima edição tratou de Andanças: travessias da migração e do refúgio
No dia 12 de setembro foi lançada a sétima edição da Tom Caderno de Ensaios. O lançamento aconteceu na Capela Santa Maria, com uma celebração que reuniu imigrantes, refugiados e organizadores da revista com direito a apresentações musicais e artísticas. Segundo os organizadores, “a edição propõe um olhar para a migração a partir de uma perspectiva plural, h íbrida, multicor, multilíngue, com muitos ritmos, sabores, rostos e vozes: sob a ótica daqueles que vivenciaram a migração forçada e partilham a experiência de ser migrante”.
Os curadores da revista são os integrantes do PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária, projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná), projeto com o qual o NCEP tem parceria. A partir daí surgiu a ideia de os alunos do NCEP ajudarem na produção de conteúdo para a revista. Os alunos conheceram imigrantes e refugiados, fizeram entrevistas e gravaram conteúdos para serem publicados.
A sessão do caderno de ensaios que conta com os textos dos ncepers é a das Errâncias Afetivas (a partir da página 125). A proposta é resgatar as memórias da terra natal do migrante ou refugiado, da família e da vida antes da migração a partir das receitas de pratos típicos do país de origem. Para conferir a revista clique aqui.
Confira os outros materiais produzidos para este projeto.
Vídeo gravado para a revista Tom
No vídeo, o nigeriano Abiola traz lembranças de seu país a partir da receita do prato típico da Nigéria, o Eforiro e Fufu.
Fotos do projeto
Abiola, nigeriano, cozinhou Eforiro e Fufu
Fatimah, síria, cozinhou Shishbarak
Guilhermo, venezuelano, cozinhou Arepa e Emapanada